FUNDÃO NEWS reconhece e torna publico sua falha Jornalística!

Utilizamos nosso espaço na Revista Fundão News, reconhecendo nossa falha e pedindo desculpas aos MAIORES APICULTORES DO ESPIRITO SANTO, com a produção de 90 toneladas/ano (dados da safra 2022 segundo Governo do Estado), feito inédito na história da agricultura de nosso município, quando obtiveram esta honraria para todos os Fundãoenses, durante a Feira dos Municípios Capixaba.

Fundão News, quer se colocar a disposição de todos os produtores e da Associação dos Apicultores da cidade, quando desejamos realizar uma matéria visitando todos os produtores deste saudável alimento, conhecer a realidade, mas sobretudo dar o devido reconhecimento aos verdadeiros responsáveis por esta conquista.

Esclarecemos que em nossas andanças pelas terras produtivas de Fundão, tivemos contato com alguns produtores, saboreamos os diversos tipos, conhecemos algumas curiosidades, mas nunca tivemos conhecimento de sermos os MAIORES do Estado.

Realizamos, desde quinta feira ao visitarmos nosso stand, uma incansável Pesquisa pelas instituições publicas e privadas e não encontramos nenhum material que disponha dessas informações, nenhum dado estatístico sobre os números desta maravilhosa produção. Pela internet os dados além de inconclusivos ainda se confundem coincidentemente com a Fundão de Portugal que também produz mel.

No site da Prefeitura de Fundão os dados também não são atualizados, conforme nota:

“Um dos destaques é a produção de mel. Quase 70 toneladas por ano. Uma cooperativa foi fundada para profissionalizar o negócio. Garantia de renda e de trabalho para as famílias dos associados. Nessa associação dos apicultores do município, existem 16 sócios. Mas na Academia do Mel, envolvidas diretamente, nós temos 100 pessoas. Isso porque envolve a família do apicultor, desde a produção da colheita do mel até a extração e a venda.”

A matéria publicada na imprensa mais recente, foi do Jornal Fatos e Noticias editada em   27 maio de 2021: 

“Nos últimos anos a apicultura vem se tornando uma ótima alternativa para os produtores familiares de vários municípios do Estado e no município de Fundão não é diferente. Há anos, o município vem se mantendo no topo da produção de mel no ranking capixaba, mesmo com todo o desinteresse e a falta de apoio do poder público, a atividade surpreende.
Apesar de tudo, a apicultura pode se tornar uma das principais atividades de diversificação agrícola no município. Essa afirmação é de André Antônio Lopes, um dos fundadores da Associação dos Apicultores de Fundão (Fundamel). “A batalha vem sendo árdua desde que fundamos a associação, são quase vinte anos que procuramos nos organizar e ter reconhecimento do poder público municipal, mas, infelizmente, só recebemos não como resposta”, desabafa o apicultor. Acrescentando que a grande dificuldade enfrentada é a falta de conhecimento dos gestores sobre o processo de produção de mel e o retorno econômico que traz para a agricultura.”

Em 09/11/2023 com dados da produção da safra de 2022, o site do Governo do Estado publicou:

“A apicultura é hoje considerada uma das grandes opções de aumento de renda para a agricultura familiar no Espírito Santo. A produção de mel em 2022 foi de 804.348 quilos, um aumento de 13,46% em relação ao mesmo período do ano passado. O Valor Bruto da Produção de mel no último ano no Estado chegou a 12,2 milhões. O município de Fundão se destaca como maior produtor, com 90 toneladas (11,19%), seguido por Marechal Floriano, com 80 toneladas (9,95%), e Aracruz, com 78,1 toneladas (9,71%).”

Enfim até a realização da Feira dos Municípios realizada neste fim de semana (de 6 a 9 de junho) nenhum órgão, seja municipal, estadual ou federal nas esferas publicas e privadas, reconheciam Fundão como  maior produtor de mel do ES.

Mas nada disso pode e nem deve diminuir o quanto estamos orgulhosos de ser o Maior Produtor de Mel do Estado.

Quero também aproveitar e encaminhar aos nossos nobres vereadores, que possam render as mais altas homenagens RECONHECENDO OS BRAVOS PRODUTORES que trouxeram para um município desacreditado por muitos, mas de pujança em suas lutas e objetivos de tornarem Fundão como o MAIOR PRODUTOR DE MEL DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO, comprovando sermos uma cidade com eminente vocação agrícola.

 

Compartilhar o artigo

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn