Hoje é 19 de novembro dia da Bandeira, iremos celebrar qual Bandeira em Fundão?

Estamos perdendo nossos valores e essência sobre os símbolos de nossa cidade, do estado e do País. Enquanto os meses de nosso calendário anual são lembrados por cores que tenham representatividades por problemas que devem ser lembrados e respeitados, as nossas Bandeiras que deveriam ser também respeitadas, estão sendo desprezadas pelos gestores de alguns municípios.  Nossa Revista tem em sua capa principal, com muito orgulho os pavilhões do município e do estado

Aqui em Fundão, excetuando a Câmara de vereadores, o desrespeito pode ser observado  no site da prefeitura que no item “símbolos da cidade” não aparecem a bandeira nem o brasão, apenas a letra do hino. Nos uniformes escolares, dos servidores municipais da saúde, defesa civil e administração, nos uniformes dos atletas as cores utilizadas são o azul, quando é mais do que conhecido que a Bandeira de Fundão tem como predominância as cores verde e branca.

 

 

Como manter valores se nossas crianças e adolescentes se quer sabem porque a cidade que eles nasceram, moram e pretendem viver, não respeitam os seus principais símbolos. O Brasil através de seus atletas sempre tiveram orgulho de nossa Bandeira.

“Significado das cores Bandeira do Brasil”

As cores apresentadas na bandeira, como sabemos, são o verde, amarelo, azul e branco. A escolha dessas cores remonta à história portuguesa, cada uma com seu significado. Vejamos quais eram os usos originais delas:

Verde: faz menção a povos que habitavam Portugal há mais de dois mil anos. O verde tornou-se símbolo da luta dos portugueses pela liberdade e passou a ser utilizado como cor nacional durante as guerras deles contra os mouros.

Amarelo: passou a ser utilizado no brasão de armas de Portugal logo após a conquista de Algarve (região ao sul do país) em 1250. Pode fazer menção também à cor da Casa dos Habsburgo-Lorena, dinastia da qual fez parte D. Leopoldina, esposa de D. Pedro I.

Azul e branco: foram adotados, a princípio, em Portugal a partir do século XI. O azul e o branco popularizaram-se no Brasil após terem sido adotados como as cores de algumas capitanias hereditárias.

 

 

Compartilhar o artigo

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn