A equipe da FN fez uma matéria no dia 20 de novembro intitulada “Todos divulgaram em suas redes sociais os “meses coloridos”, hoje nada falam sobre o Dia da Consciência Negra. Isso é discriminar aqueles que já sofrem de todas as formas de Racismo!”.
Conforme falado, o Dia da Consciência Negra não é feriado nacional ainda, mas um importante passo foi dado ontem pela Câmara dos Deputados, que votou por 286 votos a favor e 121 contrários, para que essa data vire feriado.
A relatora, deputada Reginete Bispo (PT-RS), disse que esse é um momento histórico para o Brasil, falando, após a aprovação do projeto de lei 3268/21: “O 20 de novembro não é somente um feriado, aqui é rememorar os quase 4 séculos de luta contra a escravidão neste país. É rememorar a luta cotidiana das mulheres, da juventude negra deste país, que luta por justiça, por liberdade e por direitos. Ter o 20 de novembro como uma data que reverencia um herói negro, Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão, é reconhecer 60% do povo que estava inviabilizado e que pela primeira vez vai ter um feriado para celebrar a sua historia, a sua memoria”.
Agora o PL segue para sanção do Presidente.