A Relação entre Saúde Bucal e Saúde Sistêmica

Prejuízos na saúde bucal vão além do mau hálito e da estética, sendo que os cuidados com a cavidade oral vão muito além de tratar e prevenir cáries. Estudos têm ressaltado uma relação entre as inflamações gengivais e infecções cardíacas, diabetes, alzheimer, dentre outras associações, demonstrando que as bactérias da cavidade oral podem influenciar no início e/ou na progressão de certas doenças. 

Além disso, diversas alterações sistêmicas apresentam manifestações na cavidade oral, necessitando de cuidado específico e o acompanhamento periódico com o cirurgião dentista pode, inclusive, auxiliar na detecção precoce de certas enfermidades. 

A saúde começa pela boca, então apresenta relação direta com a saúde geral, por isso é fundamental não negligenciar os hábitos de higiene. A qualquer sinal ou sintoma como sangramento, mau hálito, presença de placa bacteriana ou cálculos dentários, é necessário procurar ao Cirurgião-Dentista para o devido tratamento e prevenção de problemas de saúde. A manutenção da saúde bucal é fundamental tanto para a prevenção como no controle de determinadas enfermidades, tanto bucal, quanto sistêmicas. 

Além de consultas regulares com seu dentista, é fundamental realizar a higienização corretamente em casa, utilizando escova de dente adequada (macia), creme dental e fio dental após as refeições. 

Não negligencie sua saúde bucal. 

Por Sabrina Boldrini Ximenes, Cirurgiã-Dentista CRO ES 9025, Especialista em Harmonização Orofacial.

Compartilhar o artigo

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn