Dengue no ES, já é considerada Epidemia: doença já matou mais de 90 pessoas em 2023

Ondas de calor, verão chegando, altas temperaturas chuvas e umidade elevada. Cenário perfeito para a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Somente neste ano, a doença já matou 91 pessoas no Espírito Santo, e 182 mil casos de dengue foram notificados. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Esta já é considerada a maior epidemia já registrada

O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, descreve a situação capixaba como alarmante e afirma que a população está enfrentando a maior epidemia de dengue já registrada pelo Estado. “Se compararmos os dados de 2022, no período que compreende a semana epidemiológica, entre os dias 6 e 12 de novembro, o número de casos é 5 vezes maior. Em 2022 foram 368. Neste ano foram 1.589 casos no mesmo intervalo”, destacou.

Ainda segundo o secretário, abril foi o pior mês do ano com mais de 10 mil casos confirmados. “Apesar de os números registrados em novembro serem bem menores do que os de abril, período mais crítico do ano, o cenário ainda é preocupante, pois os números permanecem elevados quando comparados aos anos anteriores”.

COMO SE PREVINIR E FICAR ATENTO COM SINTOMAS:

Compartilhar o artigo

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn