Conforme matéria anteriormente feita, o mês de Setembro chama atenção para à prevenção ao suicídio e à saúde mental. De acordo com o INSS, os transtornos mentais figuram entre as três principais causas de afastamento de trabalhadores no Brasil em 2021. No Espírito Santo, conforme dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), cerca de 25% da população convive com algum tipo de transtorno mental.
Para enfrentar tal situação, importante contar com o apoio de profissionais qualificados, como psiquiatras e psicólogos. Além disso, um forte aliado na luta contra os transtornos mentais é o exercício físico. Apesar disso, poucas as pessoas se interessam pela prática esportiva.
A OMS recomenda a realização de 150 minutos de atividade física por semana. Isso, porque, a atividade física tem o potencial de prevenir uma série de doenças, como problemas cardíacos, obesidade, diabetes e câncer. Além disso, ela melhora o humor, eleva a autoestima e reduz a probabilidade de desenvolver transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade. A Dra. Denise Donato, em uma matéria na Revista Fundão News, já falou um pouco mais sobre isso. Quer conferir? Clique aqui.
Conforme já falado, o pedido de ajuda é um sinal de força, não de fraqueza.
Se você estiver com sérios problemas e chegar a considerar o suicídio, pode procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV). Esse é um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio. Através de telefone, ligando no 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana, eles atendem de forma voluntária e gratuita todos que precisam conversar. O serviço é totalmente sigiloso.
O site do CVV é www.cvv.org.br.