Fundão com a sua história em números

Emancipada em 5 de Julho de 1933, Fundão completa 90 anos. O Município faz parte da Região Metropolitana da Grande Vitória, ficando aproximadamente a 53 km da capital, trecho feito em  1 hora, passando pela área rural no distrito de Timbuí.

Na sua chegada pela BR 101, estão as famosas barraquinhas de tangerina. Cortada ao meio pela BR, de um lado fica o centro, tendo seu diversificado comércio com preços que valem a pena serem visitados,  com lojas de roupas da última moda, farmácias, padarias, mercados, sorveterias, eletro eletrônicos, restaurantes, feira livre aos sábados, bancos, igrejas, pronto-socorro, posto de saúde, a sede da Prefeitura, Câmara Municipal,  estádio de futebol e ginásio de esportes.

A estrada de 30 km que liga Fundão à exuberante beleza de Praia Grande, distrito com muitas pousadas, hotéis e restaurantes muito frequentados durante o verão e fins de semanas por turistas capixabas e de todo o Brasil e a estação da estrada de ferro que liga Espirito Santo as Minas Gerais.

Do outro lado da BR temos a Igreja Católica de São José padroeira da cidade, supermercados, postos de gasolina, casa lotérica, banco 24h, as principais indústrias do município, além de 2 fábricas de laticínios. Tem, ainda, a estrada para Santa Tereza que fica a 25 km  com excelentes condições de trafegabilidade cortando a nossa abundante área rural agrícola, na qual residem em torno de 800 famílias,  destas,  500 propriedades estão envolvidas com a agricultura familiar, muito forte em café, mel e banana entre outros, temos também a famosa Pedra de Goiapaba-Açu com 850 metros de altitude, ótima para trilhas e caminhadas ecológicas e esportivas, com uma vista deslumbrante.

Com forte vocação agrícola e para o turismo, a cidade vem se preparando com Projetos e Planejamento para impulsionar de vez estes segmentos, tanto para Agronegócio e de Turismo em parcerias dos poderes público municipal e estadual bem como a iniciativa privada, com apoio de diversas entidades como o Sebrae.

Tendo como principal influência cultural as festas de São Sebastião e São Benedito são comemoradas tradicionalmente com os Grupos Folclóricos e Bandas de Congo. Hoje com 22 mil habitantes (Dados IBGE 2020), ocupando uma área de 288,724 Km², temperatura média 24 graus.

Venham nos visitar, dê uma entradinha, estamos ao lado da BR, será um prazer te receber para conhecer nossas riquezas naturais e nossa gente acolhedora!!!

Compartilhar o artigo

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn