Hoje 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde.


O Dia Nacional da Saúde foi instituído pela Lei nº 5.352/1.967, e a data foi escolhida em virtude do nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz em 1872. Ele foi um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da febre amarela, peste bubônica e a varíola no Brasil, além de ter criado o atual Instituto que leva o seu nome em plena Av. Brasil, no Rio de Janeiro, e que produz, além de muitas pesquisas, as nossas vacinas.

O sanitarista enfrentou diversos revezes por acharem excêntricas para a época suas pesquisas eram pioneiras e diversas manifestações ocorreram por populares contra as vacinas, sendo necessária intervenção militar para acalmar a população que não acreditava nos resultados, fato bem parecido com a nossa recente pandemia.

Mais tarde e com a eficácia comprovada, todos passaram a aderir às vacinações e a consequente cura. Oswaldo Cruz sempre esteve à frente de seu tempo, especializou-se na França em microbiologia e ganhou diversos prêmios na Europa. Faleceu jovem, aos 44 anos, em sua casa na cidade imperial de Petrópolis, onde fica o atual colégio São José, que tivemos o privilégio de dar os primeiros passos na educação.

Após este breve relato de nossa história, no dia de hoje, a Revista Fundão terá uma sonora ao vivo com a Dra. Denise Donato falando sobre o Tema Saúde.

Compartilhar o artigo

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn