A área ocupada pela agricultura familiar no Espírito Santo é de 1 milhão de hectares (33%), de acordo com o Censo Agropecuário. Somente na cafeicultura, atividade mais presente nas propriedades rurais do Estado, a agricultura familiar está inserida em 78% dos estabelecimentos com produção de café,
Cooperativas rurais do Espírito Santo estão recebendo uma visita muito importante neste mês de janeiro de 2024. A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) promove o encontro dos produtores agrícolas com profissionais da Secretaria da Educação (Sedu) que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
As visitas são uma maneira eficaz de aproximar os técnicos educacionais que executam a política pública do PNAE da realidade da agricultura familiar capixaba, por meio das cooperativas fornecedoras dos produtos.
“Ao mesmo tempo em que é uma ferramenta importante para garantir a segurança alimentar dos estudantes das escolas públicas, o PNAE também é um instrumento de valorização da agricultura familiar. Por meio da compra direta, o poder público promove a geração de renda, a ocupação da mão de obra no campo e a diversificação das culturas nas propriedades rurais”, afirma o secretário de Estado da Agricultura, EnioBergoli.
A Seag e a Sedu promovem as visitas técnicas em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB/ES) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).
“A interação entre as secretarias da Educação, da Agricultura e as cooperativas ajudam a estreitar laços, bem como a aperfeiçoar os fluxos e ainda a adquirir mais conhecimentos de todo o processo do alimento até chegar às escolas e ser ofertado aos alunos da Rede Pública Estadual de Ensino”, pontuou a subgerente da Alimentação Escolar da Sedu, Fernanda Grazziotti.
A primeira visita foi realizada na última semana e o destino foi a Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins (Coopram), localizada em Ponto Alto. Os profissionais da Sedu tiveram a oportunidade de conhecer melhor os processos de produção da tilápia, as instalações, o transporte e o manejo dos peixes.
Nesta sexta-feira (26), foi a vez da Cooperativa da Agricultura Familiar de Cariacica (CAFC) receber a equipe do PNAE para conhecer a produção de banana na área rural do município da Região Metropolitana de Vitória.Já no início do dia 07 de fevereiro, os técnicos da Sedu terão contato com a produção leiteira durante visita à Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves(CLAC).
Para completar o itinerário pelas cooperativas, as equipes ainda verão de perto o trabalho dos coletivos de agricultores na produção de frutas e de verduras. Em 21 de fevereiro, as visitas acontecem na Cooperativa Agroindustrial de Garrafão (Cooperfruit) e na Cooperativa dos Agricultores Familiares da Região Serrana do Espírito Santo (CAF Serrana), ambas em Santa Maria de Jetibá.
O PNAE prevê que, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar sejam utilizados na compra direta de alimentos da agricultura familiar.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini / Mike Figueiredo
(27) 3636-3700 / (27) 99645-4694 / (27) 99616-5840
[email protected]
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
[email protected] / [email protected]
(27) 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707