Mobilidade Urbana

As cidades estão se adaptando aos novos costumes, além dos transportes públicos como ônibus, trens, metrôs, barcas, bicicletas e helicópteros dos empresários nos grandes centros, tivemos os patinetes, já proibidos ou regulamentados, agora vem as bicicletas ou scooter elétricas, qual a diferença?

As bicicletas funcionam de maneira elétrica e no pedal sem aceleradores. As scooters não tem pedal, somente aceleradores. O Conatran decidiu que a partir de 1 de julho baixará uma “resolução” para normatizar a utilização destas novas categorias: as bicicletas elétricas sem acelerador e com pedal poderão circular livremente nas ciclovias, mas a scooters elétricas somente nas ruas junto aos veículos, após serem emplacadas e seus pilotos credenciados como motociclistas.

Esta medida visa diminuir o grande número de acidentes que vem ocorrendo por conta dos pilotos de scooter trafegarem nas ciclovias em alta velocidade. Ora bolas, por que não regulamentaram antes de permitir a venda? Por que não fizeram um estudo de viabilidade deste meio de transporte? Enfim, colocar as scooters para trafegarem nas pistas no meio de veículos e ônibus será mais seguro para quem??? Com a palavra nossas autoridades competentes!

Compartilhar o artigo

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn