“PROJETO FUNDÃO SEM MEDO”

Essa será a missão do Grupo Fundão News de Comunicações:

Proverbios 31:8-9 / Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Erga a voz e julgue com justiça, defenda os Direitos dos pobres e necessitados.

Ao longo de mais de uma década, residindo em Timbuí inicialmente, hoje em Fundão sede, como proprietário de órgãos de imprensa, Revista, Rádio e agora iremos inaugurar nosso canal Fundão News no Youtube, tendo como principal linha jornalística sempre informar bem nossa gente.

Constatamos, porém, que muitos Fundãoenses são desrespeitados nos seus Direitos, seja por falta de informação ou até receio do que possam sofrer ao se pronunciarem. Presenciamos e ouvimos vários relatos, colocando-os em condições de constrangimento, humilhação e receio de serem prejudicados com retaliações para si e sua Família.

Jovens com ótima qualificação e formação manifestaram muito receio de participarem de uma formação e posicionamento político, de emitir quaisquer contrariedade aos governantes e empresários que pertençam a um determinado Grupo. Adultos e idosos então, já há muito engajados neste processo e que passaram ou passam por retaliações de toda ordem.

Pensando nisto, refletimos como poder contribuir para que em qualquer nível, seja do Poder Público, na iniciativa privada, em Família, com vizinhos, numa simples prática de esporte ou lazer, no trânsito e no dia a dia, que todas as relações necessitam ser permeadas pelo respeito mútuo.

Após esta constatação, e objetivando sempre contribuir para que os Fundãoenses possam ter liberdade de expressão e opinião própria, a Revista Fundão News, Rádio e Canal, buscou conversar com as Entidades e seus respectivos representantes legais, e produzimos um guia de quem são as Autoridades competentes para cada situação.

Disque Denúncia

No Disque Denúncia, o anonimato (não necessidade de se identificar) pode ser mantido. Através deste número, a população pode denunciar qualquer tipo de irregularidade, ilegalidade ou repassar informações que ajude a polícia na elucidação de crimes. Para isso, ligue 181.

Violência Doméstica

Nos casos de violência doméstica, a melhor forma é buscar ajuda por meio da Central de Atendimento à Mulher, onde serão passadas maiores informações do que fazer para se proteger. Nesses casos, é possível ligar para o 181 ou para o 190.

Maus Tratos a Animais

Você conhece algum animal em alguma dessas situações? Abandono, Dor, Fome e Sede, Medo, Estresse, Privado de expressar seu comportamento natural? Se a resposta for SIM, denuncie. Ligue para a Delegacia de Meio Ambiente, por meio do telefone (27) 3236-8136 ou para a Polícia Militar, no 190.

Denúncia de Violência contra Crianças, Adolescentes, Idosos e Pessoas com Deficiência

Para denunciar violência contra crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, o meio mais eficaz de buscar ajuda é por meio do Disque Direitos Humanos. Em caso de necessidade de ajuda, ligue para o Disque 100.

Conselho Tutelar

A missão institucional do Conselho Tutelar consiste em representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária. Sabe de alguma criança ou adolescente que tem seus direitos cerceados? Ligue para o telefone (27) 3267-2422. Os conselheiros são responsáveis, por exemplo, por receber denúncias de situações de violência, como negligência, maus-tratos e exploração sexual.

Ouvidoria do Ministério Público do Trabalho (MPT)

O MPT atua nas relações trabalhistas, em temas de valor social, como meio ambiente do trabalho, fraudes nas relações de trabalho, trabalho de crianças e adolescentes, discriminação, trabalho escravo, entre outros. Para fazer uma denúncia, basta entrar no site https://peticionamento.prt17.mpt.mp.br/denuncia

Denúncia de Servidor Público Federal

Para denunciar situações em desacordo com a Lei causadas por Servidores Públicos Federais, a denúncia deve ser feita por meio da Ouvidoria Geral da União, no site http://www.falabr.cgu.gov.br/

Denúncia de Servidor Público Estadual

Para denunciar situações em desacordo com a Lei causadas por Servidores Públicos Estaduais, a denúncia deve ser feita por meio da Ouvidoria Geral do Estado, pelo telefone 08000221117 ou no site www.ouvidoria.es.gov.br

Denúncia de Servidor Público Municipal (Fundão/ES)

Para denunciar situações em desacordo com a Lei causadas por Servidores Públicos Municipais, a denúncia deve ser feita por meio da Ouvidoria Municipal, no site https://www.fundao.es.gov.br/e-ouv/home/formulario/denuncia

Denúncia Instituições de Segurança (Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar)

Para denunciar condutas fora da Lei de Servidores das Instituições de Segurança, como Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, as denúncias de irregularidades devem ser feitas pelo telefone 08000221117 ou pelo e-mail [email protected]

Compartilhar o artigo

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn